Sociedades Multiculturais

Este espaço pretende dar a conhecer o percurso académico do Educador Socioprofissional e a consequente aplicação prática na área da Acção Social.
Foi criado no âmbito da Unidade Curricular de Técnicas de Animação de Grupo do 2º ano do Curso de Educação Socioprofissional da Escola Superior de Educação Jean Piaget - Arcozelo, do Campus Académico de Vila Nova de Gaia, sob a orientação do Master Carlos Jorge De Sá Pinto Correia .Atualmente é desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular Métodos II, sob a orientação da Doutora Maria Orquídea.

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

“Não esperem nada do século XXI, escreve Gabriel Garcia Marquez. O Século XXI é que espera tudo de vós”.

  Gabriel Garcia Marquez, na sua afirmação, coloca-nos diante da incerteza, ambiguidade e dificuldade de decifrar o futuro. De facto, não é possível prever o futuro, mas podemos prepara-lo. Porque, no sentido próprio do termo, o futuro não está escrito em parte nenhuma. O futuro está nas mãos de cada um de nós e no somatório das acções da espécie humana.
 Para dar respostas atempadas aos desafios do século XXI é preciso, antes do mais, colocar questões, procurando encontrar uma boa resposta. Assim sendo, poderemos encontrar nesta sociedade gestos para cativar as pessoas, tal como o fez o Principezinho?
 Como poderemos descrever a sociedade actual?
 Que educação ambicionamos para os nossos filhos?  
Qual é o papel do Educador Social nesta sociedade?
 Numa sociedade cada vez mais “egoísta”, fundada em valores como o consumismo e a satisfação imediata, coloca-se-nos a dúvida do desfecho e evolução da mesma.
As respostas a estas questões podem ser encontradas ao longo dos artigos introduzidos neste blogue. Com eles pretendemos ir mais longe na descoberta de um sentido para o futuro da sociedade do século XXI.


 (Unesco, 2000)

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. O texto de Marques é um texto muito interessante. O papel dos pais enquanto educoadres é fundamnetal para construir uma sociedade com pilares sólidos em termos de principios, valores e moral. No entanto, a sociedade profissional cada vez mais exigente nos seus horarios e disponibilidade tende a anular o tempo em familia, pelo que irá dificultar o papel dos educadores. Deixar de trabalhar não é uma opção, por isso o comentario de garcia marques, o "futuro está nas nossas mães é verdade, mas é um futuro condicionado.

    ResponderExcluir
  3. Acho que os artigos deste blogue dão algumas pistas para responder a questões tão importantes para as sociedades, nomeadamente para as multiculturais.

    ResponderExcluir
  4. Tens artigos ricos de conteúdos das temáticas propostas, como gostas de escrever deixas aos teus visitantes o gosto pela leitura...Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Passei por aqui e quero deixar meu aplauso. Parabéns

    ResponderExcluir
  6. O teu blogue foca um tema interessante na sociedade actual, as sociedades multiculturais, que dão origem aos bairros sociais. Por isso, deveríamos ser mais solidários para com os mais desfavorecidos. Deveríamos viver numa sociedade onde não deveria existir nem desigualdades, nem segregações, nem violências, nem exclusões.

    ResponderExcluir
  7. Manuela, o tema do teu blogue, esta de acordo contigo, pois tu também és multicultural. PARABÉNS está muito BOM bem trabalhado.
    Eu pergunto o que temos nos para lhe dar? Enquanto houver crise de valores e não entenderemos que o que fizermos aos outros estamos a fazer a nos, não temos nada para dar, só muito para entender.

    ResponderExcluir