Sociedades Multiculturais

Este espaço pretende dar a conhecer o percurso académico do Educador Socioprofissional e a consequente aplicação prática na área da Acção Social.
Foi criado no âmbito da Unidade Curricular de Técnicas de Animação de Grupo do 2º ano do Curso de Educação Socioprofissional da Escola Superior de Educação Jean Piaget - Arcozelo, do Campus Académico de Vila Nova de Gaia, sob a orientação do Master Carlos Jorge De Sá Pinto Correia .Atualmente é desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular Métodos II, sob a orientação da Doutora Maria Orquídea.

Psicodrama

Psicodrama  é um método de investigação e tratamento de problemas psicológicos criado pelo médico romeno Jacob Levy Moreno no princípio do século 20, que reúne na base teórica elementos do teatro e da psiquiatria, tendo como recurso de acção a dramatização.  

Desenvolvido com o intuito de o aplicar no grupo, dentro de um enfoque terapêutico ou educacional, o psicodrama foi inicialmente dirigido a pacientes com comprometimento psiquiátrico ou emocional, que eram incentivados a representar peças com textos improvisados.  

Moreno acreditava que a dramatização era o método por excelência para se resgatar a espontaneidade e chegar ao autoconhecimento. No seu entender, o jogo dramático possibilita que o indivíduo entre em contacto com os próprios conflitos, que antes permaneciam no inconsciente.  

Durante as sessões de psicodrama, os participantes são estimulados a expressar livremente as criações do seu mundo interior, seja na produção mental de uma fantasia concretizada em cena ou numa determinada actividade corporal.











  O Psicodrama permite, através deste jogo, fazer ressurgir comportamentos, fantasias e afectos,
que ajudariam a descobrir, modificar e desenvolver a personalidade. Esta concepção inspira-se numa tradição grega antiga, na qual o teatro, além do valor de interesse estético, tem uma influência no enriquecimento e domínio do próprio.
wwwwww.saskiapsicodrama.com.br/Jacob-Levy-