Sociedades Multiculturais

Este espaço pretende dar a conhecer o percurso académico do Educador Socioprofissional e a consequente aplicação prática na área da Acção Social.
Foi criado no âmbito da Unidade Curricular de Técnicas de Animação de Grupo do 2º ano do Curso de Educação Socioprofissional da Escola Superior de Educação Jean Piaget - Arcozelo, do Campus Académico de Vila Nova de Gaia, sob a orientação do Master Carlos Jorge De Sá Pinto Correia .Atualmente é desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular Métodos II, sob a orientação da Doutora Maria Orquídea.

O Poema Pedagógico de Anton Makarenko

"É preciso mostrar aos alunos que o trabalho e a vida deles são parte do trabalho e da vida do país"                                                                         ( Anton Makarenko)





Anton Semionovich Makarenko nasceu em 1888 na Ucrânia, filho de um operário ferroviário e de uma dona-de-casa. Aprendeu a ler e escrever com a mãe, como a maioria das crianças da época, e logo depois foi matriculado numa escola primária.
O "Poema Pedagógico" é uma leitura indispensável para quem trabalha na área de educação. Embora o livro trate do universo dos reformatórios soviéticos do início do século XX, e dentro de um contexto bem particular que foi a implantação do Socialismo na União Soviética, a experiência transmitida pelo autor pode ser muito útil para professores e educadores de hoje. As personagens juvenis que povoam o livro são tão humanas e complexas quanto qualquer adolescente do século XXI e o mesmo vale para os educadores, na maioria muito bem-intencionados, mas sem preparo para lidar com meninos e meninas com tantos problemas e com interesses tão divergentes e contraditório
Devido à dificuldade em trabalhar com jovens levou o autor a tratar educação e instrução como coisas diferentes. “Instruir é educar, mas educar não é, necessariamente, instruir”. Há uma diferença entre educar um ser humano para tornar viável a sua vida em sociedade e instruí-lo para a ciência e o trabalho. Os educadores de hoje enfrentam desafios semelhantes, mas ao contrário de Makarenko não podem contar com o empenho do Estado. O tema Educação esta presente todos os dias nos mass media, que se mostram mais preocupados com a falta de mão-de-obra qualificada do que interessada numa educação de qualidade voltada para a cidadania. E, apesar dos discursos, a educação pública não é prioridade. Jornalistas, Políticos, empresários e economistas são chamados a apontar soluções enquanto os professores, que realmente vivenciam a realidade do sistema, não são ouvidos e assim como Makarenko são  alvo de críticas.





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