Sociedades Multiculturais

Este espaço pretende dar a conhecer o percurso académico do Educador Socioprofissional e a consequente aplicação prática na área da Acção Social.
Foi criado no âmbito da Unidade Curricular de Técnicas de Animação de Grupo do 2º ano do Curso de Educação Socioprofissional da Escola Superior de Educação Jean Piaget - Arcozelo, do Campus Académico de Vila Nova de Gaia, sob a orientação do Master Carlos Jorge De Sá Pinto Correia .Atualmente é desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular Métodos II, sob a orientação da Doutora Maria Orquídea.

Os Quatro pilares da Educação

Delors (2001) sublinhou que, na educação se esconde um tesouro cujo papel essencial estaria voltado ao pleno desenvolvimento do ser humano. Também destacou que nos dias de hoje, conhecer sobre tudo é impossível, mas que o novo momento vivido exige interdisciplinaridade, capacidade de absorção e multiplicidade de conhecimentos para assim desenvolver novas habilidades de existência, construindo quatro pilares básicos para o enfrentar os desafios no novo paradigma da educação para o séc.XXI: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser.

ðAprender a conhecer: significa principalmente, adquirir amplos conhecimentos gerais, combinados quase sempre com um saber mais complexo em determinadas áreas; esta noção inclui o conceito de aprender a aprender, que é a condição para que, mais tarde ao longo de sua vida, um individuo esteja apto a beneficiar-se de outras possibilidades de educação e de formação.
ðAprender a fazer: esta noção abrange tanto a aquisição de habilidades (savoir-faire) profissionais quanto à aquisição de competências mais amplas, necessárias para que o indivíduo possa não só adaptar-se a situações diferentes, mas também trabalhar em equipa. Além de poderem ser adquiridas no ensino formal, algumas dessas competências podem ser obtidas de maneira informal, no decorrer das diversas experiências sociais e profissionais, vivenciadas pelos jovens e adultos ao longo das suas vidas.
ðAprender a viver juntos: refere-se ao aprender a viver com os outros, significa o desenvolvimento de um espírito de tolerância, pluralismo e respeito pelas diferenças. Num mundo cada vez mais globalizado, aprender-mos a viver juntos, não pode reduzir-se à relação com os vizinhos mais próximos como também não deveria basear-se na hipótese errónea de que seria possível a existência de um mundo sem conflitos.
ðAprender a ser: faz referência à capacidade do indivíduo desenvolver a sua personalidade com base num conjunto de valores, e de agir pessoalmente com autonomia, julgamento e responsabilidade (Relatório Faure, 1972). Tal postura significa que a educação não deve menosprezar nenhuma faceta do potencial de uma pessoa, seja memória, raciocínio, o senso estético, a inteligência emocional, as capacidades físicas ou a aptidão para comunicar-se.
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