Sociedades Multiculturais

Este espaço pretende dar a conhecer o percurso académico do Educador Socioprofissional e a consequente aplicação prática na área da Acção Social.
Foi criado no âmbito da Unidade Curricular de Técnicas de Animação de Grupo do 2º ano do Curso de Educação Socioprofissional da Escola Superior de Educação Jean Piaget - Arcozelo, do Campus Académico de Vila Nova de Gaia, sob a orientação do Master Carlos Jorge De Sá Pinto Correia .Atualmente é desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular Métodos II, sob a orientação da Doutora Maria Orquídea.

Métodos orientados para modificar as atitudes


Métodos orientados para  modificar as atitudes
São métodos com alguma orientação psicológica, podendo alguns deles ser utilizados em vários campos: saber, saber fazer, atitudes.

Discussão de Grupo:
Possibilidade de os participantes explorarem os seus receios, tentações, objeções;
Permite discutir o bom funcionamento entre o grupo; 
É indicado para motivar ou dar a conhecer algo;
É eficaz na assimilação de conhecimentos.



Dramatização:

Representar de improviso uma determinada situação;
Consciencializa os participantes da existência de outros papéis sociais diferentes do seu (poderá fazer com que se dê uma modificação de atitudes);
Desenvolve capacidades de compreensão e adaptação;
Possibilita ao formando a oportunidade de conhecer as opiniões e sentimentos dos outros;
Prepara os participantes para a solução de problemas que surgirão;
Promove o crescimento cultural, oral e corporal;
Pode ser utilizada na condução de entrevistas, para a formação de chefias...;
Promove a socialização e a criatividade.




Grupos de criatividade:

Constituídos por elementos de várias atitudes;
Funcionam de acordo com certas técnicas que favorecem a criação de novas ideias;
Tentam encontrar várias soluções para um determinado problema;
Se o líder for criativo, o desempenho do grupo será melhor.






Formação centrada nos participantes:

O formador assume o papel de coordenador;
O grupo desenvolve atividades livremente e de acordo com as necessidades e ritmos de cada um;
Formação de dirigentes;
Modelo pedagógico que favorece uma atitude não diretiva;
Atividades semi - estruturadas;
A pessoa em formação é sujeito e não objeto da própria formação (desempenha um papel ativo);
Promove o desenvolvimento pessoal

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