Sociedades Multiculturais

Este espaço pretende dar a conhecer o percurso académico do Educador Socioprofissional e a consequente aplicação prática na área da Acção Social.
Foi criado no âmbito da Unidade Curricular de Técnicas de Animação de Grupo do 2º ano do Curso de Educação Socioprofissional da Escola Superior de Educação Jean Piaget - Arcozelo, do Campus Académico de Vila Nova de Gaia, sob a orientação do Master Carlos Jorge De Sá Pinto Correia .Atualmente é desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular Métodos II, sob a orientação da Doutora Maria Orquídea.

Teoria de Maslow

O psicólogo Abraham Maslow desenvolveu, no âmbito da sua Teoria da Motivação, uma hierarquia das necessidades humanas numa escala ascendente, apresentando-as em forma de pirâmide, conhecido como a Pirâmide de Maslow.

As necessidades descritas por Maslow são, por ordem ascendente, as seguintes:





Necessidades Fisiológicas: representam as necessidades instintivas de sobrevivência tais como a alimentação, o descanso, a protecção contra elementos naturais, etc.

Necessidades de Segurança: surgem quando estão satisfeitas as necessidades fisiológicas e representam as necessidades de estabilidade e segurança no emprego e de protecção contra privações, perigos e ameaças.

Necessidades Sociais: incluem as necessidades de participação, de dar e receber afecto, amizade e amor. Surgem após a satisfação das necessidades primárias e a sua não satisfação pode levar à falta de adaptação social e à auto-exclusão.

Necessidades de Auto-Estima: correspondem às necessidades de respeito próprios (autoconfiança, aprovação e consideração social, prestígio profissional, dependência e autonomia). A não satisfação destas necessidades pode conduzir a sentimentos de inferioridade e ao desânimo.

Necessidades de Auto-realização: surgem após a satisfação de todas as restantes necessidades, representando as necessidades humanas mais elevadas tais como a necessidade de conseguir o desenvolvimento pessoal através da utilização de todas as suas capacidades e potencialidades.

Apesar de actualmente ser considerada como desajustada e demasiado redutora da realidade das necessidades humanas, a Pirâmide de Maslow continua a merecer a atenção dos académicos e gestores por ser considerada como a primeira tentativa de caracterização das necessidades do homem.
orientacaopsicologica.com/.../maslow-mcgregor-e-herzberg-teorias